quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Poupar – Faça escolhas inteligentes I

Saber fazer uma boa opção em relação a certos produtos para se poupar nas contas do final do mês nunca fez mais sentido.
Com a mudança de Ano e consequente subida dos preços não só devido à inflação como também à subida do IVA dos produtos considerados de Luxo de 21 para 23%, as contas ainda ficam mais difíceis para quem já conta os tostões e para quem se dedicou à arte da poupança.
Não sei se já assinalaram a vermelho os produtos que para além da inflação irão sofrer o aumento do IVA, eu já, de alguns pelo menos, porque depois das negociações com o PSD acabei por não perceber quais os produtos que irão mudar de escalão (dos 13 ou até dos 6 para os 23%). Entre eles estão: todos os produtos de higiene e limpeza (gel banho, shampoo, amaciador, desodorizante, pasta de dentes, detergente para a roupa, para a máquina, lava tudo, etc. etc.), açúcar, chás e infusões, roupa, brinquedos, ervas aromáticas, chocolates (doçaria em geral), marisco… assim só para citar alguns.
Desde que comecei a planear as minhas refeições mensalmente de modo a organizar a minha lista do supermercado, os produtos alimentares de 1ª necessidade taxados a 6% ocupam mais de 50% da minha lista, mas quase nos 45% estão os produtos de limpeza e higiene taxados a 21%, ora 2 pontos percentuais mensalmente na minha factura ainda fazem diferença, compete-me a mim descobrir novas formas de poupança, libertando-me de certas “necessidades” instaladas.
Hoje começo por vos falar como poupar nos produtos de limpeza do pó.

Criou-se a moda dos swiffers, swiffers prometia ser um modo revolucionário de eliminar o pó em casa, era prático, uma toalhita servia para o chão e para os móveis e no fim ia para o lixo! Lá por casa também houve swiffers, mas confesso que nunca fiquei muito convencida com a sua eficácia, especialmente a limpar o chão, pois as pontas acumulavam todo o pó e a restante parte da toalhita nunca limpava nada… Ou seria apenas falta de jeito meu?

Uma embalagem de swiffers actualmente custa por 40un, 7,11€. Supondo que uma pessoa gasta 5 toalhitas por semana a limpar o pó, necessitaria de comprar 7 caixas ao ano (6,5 para ser mais preciso) o que nos dá um total de 49,77€ anualmente.




Eu em casa uso o velhito Pronto em spray com os ainda mais tradicionais panos do pó em flanela. Dou um toque no spray para o pano e limpo móveis que é uma maravilha (quer seja envernizados, quer sejam lacados). Não me recordo da última vez que comprei 1 embalagem de pronto, mas já faz mais de 2 anos certamente. Uma embalagem custa 2,81€ e para quem não tem um pano do pó de flanela tem que acrescentar mais 0,79€, imaginando que precisa de uns 4 (1 por semana do mês), gastaríamos no total uns 5,97€ por ano, o que representa em relação ao swiffers uma poupança de 43,80€ no primeiro ano (supondo que seja necessário comprar os panos) e 46,96€ nos anos seguintes (ou até mais, uma vez que acredito que o spray dura muito mais de um ano).
Podem alegar: "claro, mas os panos do pó posteriormente têm de ser lavados". Sim é verdade, eu lavo os meus na mesma máquina que lavo os tapetes dos quartos e das casas-de-banho, no fundo não estou a gastar dinheiro na lavagem, uma vez que já faço essa máquina obrigatoriamente uma vez ao mês. Acabamos por poupar também o ambiente, uma vez que não há tanta produção de lixo (toalhitas) e a lata no final pode sempre ir para o ecoponto amarelo.

Não mudo o meu pronto por nada, e vocês?


Nota: Enquanto pesquisava imagens do swiffer na internet fui ter a este site com mais ideias para substituir o swiffer, uma delas é colocar uma meia de collant tradiconal para segurar o pó, á semelhança das microfibras das swiffer, ainda não experimentei, mas a proxima vez que uma collant abrir malha, já tenho novo destino a lhe dar sem ser o lixo. Experimentar esta solução então é que não custa nadinha e se resultar é uma optima opção para reutilizar as collants.

Sem comentários:

Enviar um comentário