segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pepparkakor - Bolachas de especiarias

Num dos foruns que gosto de visitar, discutia-se a temática dos presentes caseiros para este Natal... Eu dei as minhas sugestões e opinião sobre quais os presentes que iria oferecer este ano, que consistia num enfeito de arvore com um boneco em feltro do gingerbreadman, a  Ana Bageri, que têm este magnifico blog de culinária e não só, sugeriu-me esta bolachinhas tipicamente suécas e optimas para esta altura de natal. só tive de adaptar a receita dela à bimby e meti a mão na massa e fiz milhares de bolachinhas! Bom apetite!


Ingredientes:
Preço médio de custo: 5,82€

- 200g de mel de cana (melaço)
- 450g de açucar mascavado escuro
- 5 c. sopa de Natas frescas gordas
- 140g manteiga
- raspa de 1 laranja
- 1 c. chá cravinho em pó
- 1 c. chá pimenta de jamaica em pó (usei mistura de pimenta branca e pimenta da jamaica, que foi a unica que encontrei)
- 1 c. chá gengibre em pó
- 2 c. chá canela em pó
- 2 c. bicarbonato de sódio
- 4 gemas
- 900g farinha

Preparação:

Colocar o melaço, o açucar e as especiarias no copo e programar 3m, temp. 90º vel.2.
Deixar arrefecer até aos 50º, ai colocar as natas, e a manteiga amolecida e misturar 20seg. vel.3 e deixar arrefecer por completo.
Juntar as gemas e 550g de farinha peneirada com o bicarbonato de sódio e misturar 20seg. vel.3 e depois 2m, vel. espiga.
Retirar para um recipiente e misturar o resto da farinha á mão, ou então se preferir divida a massa em parte e programe mais alguns minutos na bimby, vel. espiga para amassar o resto (eu amassei à mão) e levar ao frio de um dia para o outro.
No dia seguinte, estender a massa com o rolo e cortar com corta biscoitos, levar ao forno pre-aquecido a 170º, entre 8-10m.

Sem comentários:

Enviar um comentário