terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Poupar e render…

Está tudo na loucura da poupança. Muitas das sugestões dos blogs de poupança é arranjar um mealheiro para ir colocando os trocos em casa. Efectivamente em casa tenho um mealheiro, vou colocando lá de vez em quando umas moeditas pequenas que vão dando sempre jeito para quando falta trocos para o pão ou para os parquimetros, mas é dinheiro parado… e eu não gosto de dinheiro parado, não é que ganhe cheiro como a água mas… é que posso ter o dinheiro a render!

Sim poupar também é ganhar.

A falta que umas aulas de economia doméstica nos faz… Á uns anos atrás achava que colocar dinheiro no banco era assim… um desperdício. Quer dizer era igual ter o dinheiro em casa ou ter o dinheiro no banco. Até que alguém me explicou que para pessoas como eu que movimentavam pouco o dinheiro havia uma coisa chamada depósito a prazo, que me dava juros para ter o dinheirinho no banco, só não entendo porque é que essa alma caridosa não me explicou isso muito mais cedo, mas enfim!
Decidi arriscar e fazer um DP pela internet, muito a medo coloquei o montante mínimo a render, eram 250€ e no final de um mês tinha mais uns 50cts na minha conta, ok foi pouco, mas agora as taxas ainda estão mais baixas que na altura e o mesmo montante agora “só” rende 21cts. (coloquei o só entre aspas pois a mesma quantia em casa renderia 0, começamos com 250 e acabamos em 250, e com o dinheiro no DP começamos com 250 e acabamos com 250,21€)
Sim é pouco mas é dinheiro e é dinheiro que acresce aquele que já poupamos. A partir desse momento todos os meses crio DP a 30 dias e no final dos 30 dias liquido-o (eles agora renovam-se automaticamente) e acrescento mais um pouco à poupança e todos os meses o valor que recebo é um pouco mais (a menos que as taxas desçam como é obvio).
Quando comecei a ter quantias mais significativas comecei a fazer contas e descobri que os depósitos a 180dias rendiam mais dinheirinho, então passei a ter 2 DP, um com o montante significativo a 180 dias e outro que iniciava com o valor mínimo (os tais 250€) a 30 dias e ao qual vou acrescentando todos os meses mais um valorzito (nem que seja os 21 cts dos juros, lol).

E porque não fazer uma conta poupança, já que por si só permite reforços?

Eu tenho 2 motivos: 1ª porque regra geral as poupanças têm um valor mínimo de reforço mensal, e poderia dar-se o caso de um mês não ter hipótese de preencher esse valor e a 2ª razão e não menos importante é que as taxas das contas poupanças são muito mais baixas que as dos DP tradicionais, ora o meu intuito não é somente poupar dinheiro, isso fazia-o em casa, mas sim coloca-lo a render o melhor possível.

Como calculam actualmente há muita oferta de Depósitos a prazo, temos os tradicionais ao balcão, os negociados ao balcão, os que se podem criar somente pela internet, os crescentes… eu já fiz muitas e muitas contas com o intuito de fazer o meu dinheirinho render sempre o melhor possível. Já fiz boas opções de criar DP crescentes quando as taxas estavam altas e depois baixaram abruptamente, o que me permitiu durante quase 2 anos ter uma taxa muito acima da praticada, mas neste momento como as taxas estão baixinhas acho que a escolha correcta é um DP tradicional, para quê empatar o dinheiro 5 anos a uma taxa média de 2,5% quando a taxa normal actualmente está a 2? Quem me garante que daqui a 1 ou 2 anos as taxas não voltam a subir para os 5%, neste momento não criaria nada que me comprometesse por tanto tempo e até porque o dinheiro que poupo também lá está para alguma “emergência” e gosto que ele esteja o mais “acessível” possível, perder 2% de juro em 30 dias o que dá menos de (2%/12) não me custa tanto como perder meses num deposito que era a 5 anos e que tive de liquidar…

E é assim que sempre vai entrando mais algum dinheirinho lá em casa…

* Nota: para quem não sabe o nosso querido Estado também nos cobra IRS sobre o juro do nosso dinheiro, os valores que coloquei são líquidos, ou seja, já com o imposto descontado. O estado neste momento retira-nos 21,5% do montante que recebemos, mas no próximo ano já se sabe, esse valor vai subir pelo menos até aos 23%.

Sem comentários:

Enviar um comentário