quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Feijão preto à brasileira

Temos por habito fazer as compras do mês a meio do mês, os meus meses vão de dia 15 a dia 15 (ou algo semelhante), por essa razão já se começa a notar uma certa falta de opções na cozinha, que aliadas às chegadas tarde a casa e ao pouco tempo disponivel para confeccionar refeições me obrigam a muita imaginação. Ontem estive quase a fazer douradinhos para todos, mas la me lembrei de uma lata defeijão preto na dispensa, e um resto de tomate aos pedaços no frigorifico... fui ao congelador: um resto de tiras de bacon congeldas... será que ainda há arroz? havia e... Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,30€

- 1 lata pequena feijão preto
- 100g de bacon aos cubos (eu tinha cerca de 80g)
- 1 cebola
- 2d. alho
- 2 c. sopa de polpa tomate (usei tomate aos cubos de lata, o restinho que se estava a estragar)
- 20g azeite
- 120g arroz
-800g água
- sal

Preparação:

Começe por fazer o arroz, colocando a água no copo, o arroz no cesto, temperar com sal e programar 20m, temp. 100, vel.4. Quando terminar o tempo retire e reserve de modo a ficar quente.
Eu como tinha uma certa pressa fiz o arroz numa panela tradicional enquanto preparava o feijão.
No copo limpo, coloque a cebola, o alho e pique 5seg. vel.5, adicione o azeite e refogue 5m, temp. 100, vel.1.
Adicione o bacon e programe mais 3m à mesma velocidade e temperatura.
Coloque a borboleta, adicione o feijão (sem escorrer o molho dalata) e a polpa de tomate e deixe apurra 5m, temp. 100º vel. colher inversa.
Sirva quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário