quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lombo de porco com laranja

Uma das coisas que gosto nesta altura de primavera/verão, é a variedade de fruta disponível, a única coisa que me chateia é que a fruta amadurece bastante mais depressa. Para evitar mandar fruta fora começo a usar a fruta para a concepção de pratos e os resultados são muitas vezes surpreendentes, como este lombo de porco. Bom apetite!




Eu acompanhei com salada e estas batatinhas
Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,70€

- 1 lombo de porco (aprox. 1kg)
- 2 laranjas
- 1 cebola
- 2 d. alho
- 50g azeite
- 200g água
- 150g vinho branco
- sal, pimenta, louro

Preparação:

faz-se uns golpes no lombo de porco e tempera-se o com sal, pimenta, louro. Rega-se com vinho branco e o sumo de 1 laranja e deixa-se marinar pelo menos 2h. Reserva-se a marinada
Ao fim deste tempo corta-se o lombo em fatias com cerca de 2cm de espessura no sentido transversal e insere-se uma rodela de laranja entre duas fatias. Depois enrola-se em papel aderente e posteriormente em papel de prata. Fa-se uns furos com a faca para que os sucos consigam sair. Coloca-se na varoma e reserva-se.
No copo pica-se a cebola e o alho 5 seg. vel.5. adiciona-se o azeite e refoga-se 4m, temp. varoma, vel.1.
Juntar a calda da marinada e a água e refoga-se mais 5m, temp. varoma vel.1.
Junta-se a água e coloca-se a varoma sobre a tampa do copo e programa-se 60m, temp. varoma vel.1. No final do tempo verificar a cozedura do lombo, se necessário programar mais alguns minutos (ver se é necessário acrescentar água).
Sirva com guarnição a gosto.

1 comentário: