sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Folar de carnes

Têm certas zonas do país em que os folar são bastante caracteristicos, eu costumava ir para o norte e era muito natural encontrar um destes folares de carne especialmente pela epoca da páscoa, não é bem esta a receita que costumava comer mas... é preciso ir variando! Quando estava a provar este folar lembre-me que ficaria optimo só com bacon e cogumelos fresco salteados, uma ideia a ter em conta para a próxima, apesar desta não me ter desiluido em nada. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo:4,20€

- 500 g de farinha
- 150 g de margarina
- 40 g de azeite
- 1 salpicão (coloquei presunto 4 fatias)
- 1 bife (aproveitei as sobras do lombo de porco)
- 1 chouriço (usei só meio)
- Queijo (meti umas 4 ou 5 fatias)
- 6 ovos
- 1 saqueta de fermipan
- Sal q.b
- Farinha para polvilhar


Preparação:

Colocar no copo o fermento, a margarina à temperatura ambiente (a minha estava no frigorifico por isso coloquei-a uns segundos no microondas na função descongelar), o azeite, os ovos, uma pitada de sal e a farinha e programar 5 minutos à velocidade Espiga.
A massa fica um pouco mole (pelo menos a minha ficou) e polvilhei-a com farinha á medida que ia retirando do copo para ser mais fácil de manusear.

Passar a massa uma tigela polvilhada com farinha, cobrir e deixar levedar até triplicar de volume (eu fiz a massa de manha e deixei-a assim até ao final do dia, mas bastam 2h).

Sem lavar o copo da Bimby (eu lavei-o, porque como disse fiz a massa mt cedo), colocar as carnes e dar uns toques no turbo para picar as carnes.

Retirar a massa da tigela e dividir em duas partes. Estender uma delas e colocar num tabuleiro de ir ao forno, eu uso uma manta de silicone para bolos de forno por isso não untei o tabuleiro. Espalhar as carnes por cima de metade da massa, estender a restante massa e colocá-la por cima (eu só estendi 1/2 da massa restante e fiz uma "tampa" e selei com as pontas da massa de baixo), dobrando as pontas para dentro. Deixar levedar mais meia hora coberto com um pano(esqueci-me dessa parte :P).
Levar o folar ao forno a 180º cerca de 30minutos( nada como para ir verificando o estado de cozedura)

Sem comentários:

Enviar um comentário