terça-feira, 7 de setembro de 2010

Açorda Camarão

O B fez aninhos e tivemos um pequeno jantar de anos para 4 pessoas e meia (eheh), precisava de uma receitinha fácil de fazer que não implicasse estar 100% atenta á bimboca e desse para ir fazendo as coisas com calma, uma vez que também tive de improvisar um bolinho. A Açorda que vêm no livro base implica fazer fumet e outras manobras complicadas, fiquei delirante quando encontrei esta versão que não necessitiva nada disso e me permitia substituir o camarão com casca já pelo miolo de camarão, eu sei eu sei, o sabor não é o mesmo, mas com falta de tempo também não podemos ser muito exigentes! Bom apetite!



Ingredientes:
preço médio de custo: 4,80€

- 400g pão duro e caseiro (usei pão alentejano)
- 850gr de água
- 500g camarão (usei só miolo)
- 8 d. de alho
- 2 ovos
- 70gr azeite
- coentros
- sal e pimenta

Preparação:

Colocar a água no copo e os camarões no cesto e cozer durante 15m, temp. 100º vel. 5
Entretanto vá partindo o pão aos cubos e coloque-o num recipiente fundo.
Quando terminar o tempo retire os camarões e passe-os por água fria, vá deitando a água de cozedura dos camarões sobre o pão até este ficar bem ensopado. Deite fora a água restante.
Sem lavar o copo coloque os alhos e o azeite, dar umas 3 turbadas para triturar-los e refogar 4m, temp. 100. vel.1
Colocar a borboleta e o pão ensopado e temperar com sal e pimenta a gosto e programar 5m, temp. 100º vel. colher inversa.
Acrescentar os camarões (eu fui deitando-os pouco a pouco pelo bucal) e os coentros picados e programar mais 5m à mesma temperatura e velocidade.
No fim retirar a açorda para a travessa de servir, acrescentar os dois ovos e envolver bem, polvilhe com um pouco de coentros e sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário