terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal - Presentes sem gastar muito dinheiro


Em tempos de crise já frisei que o importante é festejar e todos os motivos são bons. Se festejarmos o Natal então todos os motivos são ainda melhor.
Mas ao contrario do que se pensa, o Natal nada tem haver com presentes e gastos excessivos de dinheiro.
Certamente que já todos começaram a pensar nas prendas de natal...
Tenho ouvido toda a gente a dizer que este ano por causa da crise vai haver menos prendas de natal, Ninguem diria a ver pelas movimentações nos centros comerciais. Eu não concordo que se deixe de oferecer nada por causa da "crise" devemos oferecer sempre alguma lembrança a alguém que nos diz algo ou nos diz muito, apenas penso que o valor monetário da lembrança se deve adequar ao tamanho da nossa bolsa.
Não é dificil encontrar lembranças a preços acessiveis, nem se quer é necessário correr a loja dos chineses à procura da melhor oportunidade, a unica coisa que precisamos verdadeiramente é conhecer bem a pessoa, os seus gostos, os seus interesses e fica tão fácil comprar ou até mesmo fazer algo ao gosto da pessoa!

Aqui ficam as minhas dicas de poupança para se ter um natal recheado mas poupadinho.

1 – Faça uma lista com as pessoas a quem gostaria de oferecer prendas. Faça, leia-a, relei-a para ter a certeza que não deixou ninguem de fora e não andar á ultima da hora na loucura de “ainda me falta a prenda para...”

2- Siga a lista à risca, não começa a “inventar” pessoas para oferecer presentes, como a amiga-de-não-sei-da-onde-que-já-não-vejo-à-não-sei-quantos-anos e similares.

3- Esteja preparado para receber presentes inesperados. Com a aproximação do Natal as pessoas tendem a esquecer a crise e começam a oferecer pequenas lembranças estilo caixas de bombons, garrafas de licores, etc. E nós, apanhados de surpresa pela oferta sentimo-nos na "obrigação" de retibuir. Por isso o meu conselho nestes casos é ter de antemão lembranças preparadas. A lembrança pode consistir em algo feito por si: bolachas caseiras embrulhadas num pacote, sal aromatizado, essencia de baunilha, azeite aromatizado, bijuteria ou qualquer outra manualidade que tenha gosto fazer ou então tão simplesmente um postal de natal personalizado com a sua familia ou os seus filhos.

4- As pessoas que colocou na sua lista serão aquelas que conheçe bem, geralmente familia e amigos próximos, sabe (ou deveria saber) os gostos pessoais de cada um, tente encontrar um presente a um preço acessivel que se enquadre no gosto da pessoa, irá gostar muito mais do que receber algum presente mais caro mas que não lhe diz absolutamente nada.
Se não sabe os interesse da pessoa tem duas opções: pergunte-lhe o que lhe faz falta ou então ofereça algo para a casa, o que é também uma boa opção.

5- Não deixe as prendas de natal para a ultima hora, faça um “estudo” das prendas que tenciona oferecer, veja se tem o dinheiro necessário para as adquirir, se não for o caso, reveja as prendas e opte por coisas mais baratas. Tente sempre optar por opções mais economicas em vez de recorrer a créditos, lembre-se que o espírito do natal não tem nada haver com o consumo, o acto de oferecer e receber prendas é apenas um sinónimo de partilha e união. Se perguntar a maioria das pessoas diriam que o que gostam mais no natal é do jantar, e da reunião familiar, aposto que só as crianças refeririam os presentes em 1º lugar.

6- Ofereça somente um presente. Eu sei é dificil especialmente no que toca às crianças, mas lembre-se que possivelmente eram receberam mais coisas da parte de outros familiares e que no fim tudo somado dá muita coisa. O que as crianças mais gostam é dos embrulhos enormes, de rasgar o papel e afins, vistas as coisas metade das coisas que recebem no natal, só terão a sua atenção por um periodo curto de tempo, no resto do tempo as coisas ficarão abandonadas a um canto.
Ensines-lhe desde cedo a dar valor às coisas que já tem. Faça-lhes ver que no mundo há outras crianças que nunca sonharam sequer em ter nem 1% do que eles já possuem. Uma boa opção nesta altura do ano é escolher com a criança 2 ou 3 brinquedos antigos dela que ela já não use ou então que queira mesmo dar a outros meninos mais carenciados, entregando os brinquedos em instituições de solidariedade ou mesmo em IPO’s, paróquias locais ou campanhas de rua que costumam haver por esta altura do ano.

7- Opte por presentes uteis. Prefira oferecer coisas que uma pessoa “precise” ao invés de uma coisa que uma pessoa “queira”. As coisas que uma pessoa “precise” serão uteis, serão usadas e reusadas quase diáriamente, enquanto que regra geral as coisas que uma pessoa “queria” terão o uso da novidade e acabaram por ficar esquecidas a um canto, mal passe o efeito novidade.

8 - Pode começar a pensar no Natal durante o Ano. Aproveite promoções de Livros, ou Cd's ou de algum produto (ex. roupa), embrulhe-as e escreva o nome a quem se destina para não se esqueçer. É uma opção que nos dá duas vantagens: é mais economica, não só por termos aproveitado o desconto, mas atmbém porque dividimos as prendas ao longo do ano, não sendo um saldo final tão pesado em Novembro/Dezembro e além disso poupa.nos tempo e preocupação, pois são presentes com os quais não teremos de nos preocuparcom a aproximação do Natal.

9- Este Natal esqueça as lojas chinesas e opte por produtos Nacionais.
10- Posto isto deixo aqui algumas ideias de coisas que puderão ser uteis e que por norma são económicas:

ROUPA:
- Pijamas
- camisas interiores
- pantufas
- a tão famosa Peúga ou meias com antiderrapante de andar por casa
- polos quentes (estilo polos polares) ou camisolas de mala
- roupões de banho ou de quarto (estes jão não são muito economicos, mas dão sempre jeito)
- camisas
- encharpes
DIVERSÃO:
- Livros (tem livros para todos os gostos: literatura, culinária, desporto, banda desenhada, espirutual..)
- Cd’s
- DVd’s ( filmes, musicais, desenhos animados)
- bilhetes para espectáculos
- caixas de experiências (ha para todos os gostos e todas as carteiras, eu pessoalmente não penso que seja algo impessoal, por exemplo eu falava á tanto tempo que queria uma massagem e no ano passado recebi uma casa que me dava á escolha massagens que eu nem fazia ideia e eu adorei! para o meu B poderia-lhe oferecer uma que lhe proporcionasse um track day num circuito e também sei que iria adorar, mas calro está, é preciso saber o gosto da pessoa)

CASA:
- Garrafa de vidro para água (por exemplo colocar água no frigorifico)
- Travessas ou pratos para servir bolos/doces
 - travessas para aperitivos
- manteigeira
- moinhos para sal/pimenta
- formas de biscoitos/bolos (para quem goste de cozinhar)
- toalhas de mesa
- frascos para armazenar compotas, massas, arroz, etc.
- velas aromáticas
- Copos de pé
- chavenas café/chá

COLECÇÕES:
- canetas
- isqueiros
- miniaturas (carros, biblôs, etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário