quinta-feira, 11 de novembro de 2010

lombo de porco com ananás

A Varoma ainda é um pouco território desconhecido para mim, é verdade que a bimby já faz parte da familia á um ano, mas foram poucas as refeiões que confeccionei na varoma, mauitos acompanhamentos, legumes cozidos ao vapor e tal, mas pouco peixe e pouca carne. No fim-de-semana passado foi dia de clássico e tivemos visitas para jantar, arrisquei-me a fazer esta receita de lombo ao vapor e não me arrependi nada, a carne ficou muito tenra e saborosa e todos aprovaram. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 4,90€

-1 Kg de lombo
- 1 lata de ananás e a sua calda (por acaso não tinha reparado quando comprei, mas o meu ananás já vinha cortado aos cubos)
- Sal, pimenta
- 70 g de azeite
- 2 cebolas grandes
- 2 d. de alho
- 250 g de água
- 60 g de molho de soja
- 1 caldo knorr

Preparação:

Começe por preparar a carne. Dê algumas "facadinhas" no lombo de modo a ajudar na cozedura. Faça uns cortes no sentido da largura do lombo sem chegar até baixo (ou seja, não é para cortar às fatias), introduz-se em cada ranhura (pode-se fazer as que se desejam, eu fiz uma a cada 2cm, mais ou menos) meia rodela de ananas, tentando que fique ao mesmo nível que a carne.
Tempera-se com pimenta e sal. e envolve-se a carne em película aderente e seguidamente em papel de alumínio e damos mais umas facadinhas na carne para que o molho possa ir saindo.
Colocar na varoma e tapar.

No copo coloqua-se as cebolas e os alhos e tritura-se 6seg vel. 5,  Coloca-se a borboleta, junta-se o azeite e programa-se 10 min,temp. Varoma, vel 1.
Adiciona-se o ananás que sobrou aos cubos, a calda do ananás, a água, o molho de soja e o caldo knorr e refoga-se 5min , temp Varoma, vel 1.
Quando terminar o tempo coloca-se a Varoma com a carne sobre a tampa e volta a programa-se 60 minutos, temp Varoma, vel 1.
Quando faltarem cerca de 20m, para o tempo acabar faça arroz numa panela à parte.
Confirmar que a carne esta bem passada, se for necessário programe-se mais alguns minutos, adicionando mais um pouco de água no copo.
Cobre uma travessa de servir com o molho e coloca sobre ela a carne e sirva quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário