quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Risotto tinto de Polvo

Gosto bastante de arroz de polvo e já fiz por diversas vezes a receita do livro base, mas desta vez apeteceu-me variar... devo dizer que ha várias meninas muito prendadas pelo forum dos bimbólicos (de onde retiro a maioria das minhas receitas) e uma delas tem o blogue figo lampo dá gosto de ler e vontade de provar uhmuhm nem se fala! eu resolvi testar a receita do rissoto tinto de polvo, gostei bastante, mas penso que coloquei bastante vinho e ficou assim com um sabor muito intenso para a proxima não irei colocar certamente 1 copo (de beber) de vinho, talvez um copinho de medida da bimby, eheh. Bom apetite!




Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,70€

- 150g rissoto
- 1 copo de vinho tinto
- 1 polvo médio
- 1 cebola
- 1 cebola roxa
- 1d. alho
- 1/2 pimento vermelho (ou tomate)
- 1 l de caldo de cozedura do polvo
- 30g azeite
- coentros, sal, pimenta

Preparação:

Começe por cozinhar o polvo, coloque-o dentro de copo com 1 cebola descascada, sem sal e com água a cobrir somente as laminas e programe 30m, temp. varoma vel. 1 e 1/2 (lembre-se que o polvo tem de ser congelado antes de ser cozinhado). Retire o polvo e corte-o às tiras, reserve a água da cozedura.
Sem lavar o copo, coloque a cebola roxa e o dente de alho e pique 5 seg. vel.5, junte o azeite e o pimento picado grosseiramente e refogue 4m, temp. 100º vel.1.
Encaixe a borboleta e deite o rissoto, tempere e programe 18m, temp. 100º vel. colher inversa. Vá adicionando o caldo aos poucos, deixando o arroz absorver antes de colocar mais caldo. Uns 4m antes de terminar o tempo adicione o polvo, e 1 minuto antesde terminar o tempo adicione o vinho tinto, e diexe evaporar.
Polvilhe com coentros

Sem comentários:

Enviar um comentário