quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tinto da Talha 2008

Como é costume em jantares oferecidos lá por casa, abre-se sempre uma garrafa de vinho... quando me perguntam o que podem levar para o jantar se á coisa que agradeço é o vinho, com a comida eu entendo-me bem, mas em vinho sou totalmente leiga. O meu irmão é o expert e por isso de vez em quando tenho boas surpresas lá por casa :) .
Dizia eu ao B no outro dia: "não é que não goste de vinho tinto... o meu problema é já ter apanhado algumas bebedeiras com vinho tinto muito mau :P", não foram assim tantas, mas confesso que tive os meus tempos de loucura na faculdade em especial com a minha tertulia ;) eheh. Isto tudo para dizer que o tinto da talha me surpreendeu bastante pela positiva, sempre apreciei mais os vinhos alentejanos por serem mais suaves (pelo menos em comparação com os do dão e douro que são bastante mais encorpados), este merece mesmo o destaque na minha lista. Bom apetite!

Enologia:
Vinificado pelo método tradicional de curtimenta completa, a partir de uma selecção de castas típicas do Alentejo onde predominam a Trincadeira e a Castelão. Fermentação das uvas parcialmente desengaçadas e esmagadas, com controlo de temperatura de fermentação a 24-27ºC e com curtimenta prolongada. A fermentação ocorre, pela adição de leveduras seleccionadas, durante cerca de oito dias, seguindo-se um período de maceração durante o qual ocorre a fermentação maloláctica. O vinho é engarrafado tão cedo quanto possível, com o objectivo de manter o seu carácter jovem, repousando depois cerca de um ano em garrafa.


 
Notas da Prova:
De cor carregada, granada definido, aspecto límpido, aroma predominante a frutos vermelhos, maduros, marcada juventude ao aroma que é confirmada ao sabor; vinho com algum corpo, macio, ligeira adstringência.
 
Enólogo: informação não disponibilizada
 
Informação retirada da página oficial Roquevale

Sem comentários:

Enviar um comentário