sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Alheira ao vapor

Numa das revistas da bimby, saiu uma receita de lombinhos de porco com mostarda que me encheu todas as medidas e mais alguma e ontem tinha deixado o lombo de porco a descongelar. quando chego a casa e leio melhor a receita, vi que o lombo teria de ficar no mínimo 12h a marinar... Nestas coisas não há como aldrabar pois o resultado nunca será satisfatório. ficando assim adiados os lombinhos.
A duvida ficou, E agora? o que é o jantar? Felizmente tinha acabado de comprar alheiras, que também eram para um outra receita que ficará assim adiada. E como tinha andado a adaptar a tal receita para a bimby descobri que as alheiras se podem cozinhar ao vapor, muito mais prático do que fritá-las ou colocá-las no forno (até aqui a minha forma predilecta de as cozinhar), o resto... bem foi para o desenrasque! Bom apetite.


Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,18€

- 2 alheiras
- guarnição a gosto

Preparação:

Coloque cerca de 500g de água no copo e feche-o.
Pique as alheiras com um palito e embrulhe-as muito bem em papel de alumínio, coloque na varoma, a varoma sobre o copo e programe 18m, temp. varoma vel.2.
Entretanto vá preparando a guarnição a gosto (batata frita ou cozida, ovo estrelado e grelos são os acompanhamentos mais tradicionais da alheira).

1 comentário:

  1. Como não gosto de fazer batatas fritas em casa, e nós somos fãs de arroz, este é o prato "tudo ao mesmo tempo na bimby". O arroz faz-se normalmente no cesto, as alheiras na varoma e os ovos... esta é a parte mais gira, na varoma também! Forro o copinho com pelicula aderente, coloco o ovo, uma pitada de sal e um pingo de azeite e fecho, para fazer um saquinho, que coloco na varoma. Para ficar com "molho" coloco só a 10 min do fim, senão fica escalfado.

    ResponderEliminar