domingo, 24 de outubro de 2010

tarte de limão siciliano

Ontem fomos jantar fora... salvo seja, fomos jantar a casa do meu irmão e como a bimboca estava ali com um ar tristinho do pouco uso que tem tido, decidi-me então fazer a sobremesa para levar. O meu irmão não é grande apreciador de doçarias e optei por fazer esta tarte de limão, pois pareceu-me bem desenjoativa e um optimo "digestivo" para um jantar bem servido. Não me enganei, todos apreciaram muito. Bom apetite!


Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,75€

Base:
- 200g farinha
- 100g manteiga
- 50g açucar
- 1 ovo (esqueci-me de colocar)

Recheio:
- 5 ovos
- 200g açucar
- raspa de limão (raspei os meus 2 limões ligeiramente antes de os espremer)
- sumo de 2 limões
- 250g natas
- açucar de confeiteiro para polvilhar (não coloquei)

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC.
Raspe os limões e guarde as raspas. Parta os limões em quartos e coloque-os no copo, dê uns toques no turbo e reserve o sumo num copo, usando o cesto para o separar das cascas (como se faz na limonada).
Sem lavar o copo começe por fazer a base, junte a farinha, o açucar e o ovo e junte a manteiga derretida e bata 2m, vel.2.
Numa tarteita de fundo amovivel devidamente untada e polvilhada com farinha coloque a massa na base e calque bem com a mão, leve ao forno pre-aquecido a 180ºC durante cerca de 15m.
Sem lavar o copo bata os ovos, o açucar 2m vel.4, vá acrescentando pelo bucal as rapas de limão e o sumo.
Quando terminar o tempo coloque a borboleta e acrescente as natas, bata 5m, vel.2. Retire e leve ao frio cerca de 1h.
No fim desse tempo coloque o recheio de limão sobre a massa e leve ao forno a 180ºC durante 10m.
Retire e polvilhe com açucar de confeiteiro.
Pode-se servir morna ou se preferir fria, levando-a ao frio durante cerca de 4h. (eu servi fria)

Sem comentários:

Enviar um comentário