quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Halloween

No outro dia o B dizia-me: “então mas o teu blog não era de culinária?” “inovei-me” respondi eu, eheh, A verdade é que estou farta da crise, farta de ouvir falar da crise, de ler sobre a crise e do “ah e tal não tenho dinheiro para isto, não tenho dinheiro para aquilo”. E a minha ideia é criar tópico onde se pode poupar uns trocos (poucos até agora eu sei), mas que para além disso nos podemos divertir sem gastar muito dinheiro, fazendo festas/ jantares e afins originais.

Não lhe apetece festejar? Pois bem, ganhe animo, faça umas sessões de risioterapia e ponha mãos á obra, festeje por tudo e por nada, todos os motivos são bons e todas as festas são óptimas, só é preciso entrar no espírito, mesmo que seja um espírito poupadinho nos euros…

A data festiva que se aproxima é o famoso “halloween”. E não me digam que não é uma tradição nossa, claro... o halloween é um evento tradicional dos países Anglo-saxónicos, com particular relevo nos Estados Unidos, têm raízes em tradições pagãs de celebração do fim do verão, fim do ano e inicio de um novo ano (Samhain – significa “sem luz”), onde havia a crença que os mortos visitavam os seus entes queridos à procura de comida, e calor, não é uma celebração assustadora nem macabra nem nada do que se tenta representar hoje em dia, uma vez que eles não acreditam na morte da alma. Mais tarde a religião Católica absorveu esta festividade que hoje é conhecida como o dia de finados, onde também é costume as pessoas irem aos cemitérios, limparem as campas e colocarem flores para os entes queridos e os até famosos "trick or treat" tâs as suas semelhanças do "Pão por Deus".
Por isso como podem ver é uma festa que é para todos e não é representativa de uma só cultura ou religião.
O sentido do Halloween é sintonizarmo-nos com os que ja partiram, para lhes enviar mensagens de amor e de harmonia. É uma noite de alegria e festa, pois marca o inicio de um novo período nas nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces.
A cor do Halloween é o Negro, a casa deve ser decorada com maçãs (o mito das abóboras surge mais tarde, mas de certeza que não vão querer ler sobre tudo isso), a casa deve ser decorada também com velas ou lanternas que eram usadas para espantar os maus espíritos.
Deve haver jogos com dança e música e muita brincadeira!
Depois da lição de história, o que podemos então fazer para o halloween sem gastar muito dinheiro?

Decoração

Esqueça as compras, pode fazer tudo em casa, ainda por cima o halloween este ano calha a um domingo e segunda é feriado, não há desculpas! Recorte cartolinas de cores pretas e laranjas, brancas, verdes… com figuras de abóboras, gatos pretos, aranhas, caldeirões, bruxas… enfim o que se lembrar! Não tem jeito para a manualidades? Não faz mal, decore só com maças ou outros frutos vermelhos como as romãs ou simplesmente decore com a comidinha horrivelmente saborosa que irá servir…
Outra boa ideia (para quem quer muito ter velinhas acenas dentro de uma abóbora mas não tem capital para a abóbora…) é usar laranjas! Pode-se fazer do seguinte modo: espremer as laranjas e fazer um suminho super bom, cheio de vitamina C para o pessoal na de casa, deste modo ficamos com 2 metades de casca por laranja certo? Colocar uma velinha numa metade na outra abrir uma tampinha e voilá uma lamparina original e que ainda por cima irá libertar odores citrinos pela casa, se estiver inspirado pode recortar carinhas (ou caretas) como faria numa abóbora. Tudo sem desperdício e baratinho.

Ementa

Elabore uma ementa horripilante de deixar os convidados de cabelos em pé, ideias pela internet não faltam… vou deixar aqui algumas fotos que podem servir de inspiração, faça a sua ementa conforme o orçamento disponível, a comida não tem nada de especial é exactamente igual ao que se come no dia a dia a forma que lhe damos é que pode ser bem diferente…
Acham que estou a brincar… vejam só como pode ficar um simples empadão: http://omeumundorobot.blogspot.com/2009/10/fantasminhas-de-pure-de-batata-receita.html


Brincadeiras

Se tem crianças em casa, brincadeiras não podem faltar (nem devem) se não tem não faz mal, divertir-se com os convidados nunca foi uma má coisa!

Aqui ficam algumas ideias (costumava fazer algumas delas nas minhas festas de aniversário quando era criança e que divertidas eram!):

1) – Colocar uma música bem agitada para dançar, todos têm que dançar como se fossem monstros ou bruxas ou múmias… alguém fica encarregue de desligar a música, quando a música pára todos devem “congelar” a posição monstruosa em que estavam (aposto que dão fotos bem engraçadas!)

2) Lembram-se do jogo das cadeiras? Pois bem, pode-se fazer o jogo das tumbas, ou seja em vez de nos termos que sentar na cadeira temos d enos deitar no chão como se fossemos mortos-vivos a entrar para um caixão. Perde quem for o ultimo a deitar ou então quem fizer batota ;)

Mais animados? Mãos á obra!



Para mais ideias podem consultar estes sites:
http://www.segredosdavovo.com.br/category/festas/halloween/
http://recipes.kaboose.com/halloween-booberry-cupcakes.html
http://www.saboresdochef.com/145/receitas-para-halloween-suspiros-fantasmagoricos
http://www.petiscos.com/livrosreceitas.php?lid=51202
http://witchclubhouse.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
http://amarelinha.co.uk/2009/10/halloween-have-a-spooky-one/
http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com/2009/10/duas-ideias-de-doces-para-o-halloween.html
http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário