segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Poupar está na moda!

O B anda deprimido á alguns dias por causa da crise, por causa disso este fim-de-semana dei férias à bimby (quase) e fiz-lhe a vontade de não comer comida “saudável” e lhe servir uns bons bifes com batatinha frita para matar saudades. Fora isso só fiz uma tarte de maça que estava óptima e já se foi toda, uma sopa muito estranha que o mais certo é não repetir e iogurte para os meus lanches de manha, mas como me esqueci das fotos terei que partilhar com vocês mais tarde.


Mas já que este fim-de-semana foi marcado pelo PEC III e pela a angústia da maior parte das famílias que já andavam a contar tostões, lembrei-me… porque não começar também a criar tópicos de partilha de ideias para poupar, mas não é um poupar daqueles… corta aqui corta alia, não mexe não respira, óptimo! A minha ideia é tornar a poupança divertida, ecológica, original… se tal é possível, encontrar um poupo de ânimo nestes dias cinzentos que nos esperam, eu acredito que sim.
Não quero partilhar as minhas ideias todas com vocês de uma vez, quero também as ir testando em casa, quero dar a minha opinião, os meus pontos de vista, fazer as minhas contas, ponderar os prós e os contras e depois deixar ao vosso critério aplicá-las na vossa vida ou não! Quem tiver ideias e as quiser partilhar comigo também é livre de me contactar.

A minha ideia para hoje é muito simples. Sábado, como de costume lá estava eu a tratar de enfiar a roupa na máquina de lavar. Regra geral não costumo fazer pré-tratamentos à roupa, faço lavagens simples de máquina cheia, detergente liquido e concentrado e programa a 30º C, mas (como em quase todo há um mas…), o B usa camisas para trabalhar todos os dias, a maioria delas, especialmente no verão, acaba por ficar com os colarinhos e os punhas mais encardidos e a precisar de alguma coisa extra. Eu costumava (costumava pois vou deixar de o fazer), comprar aqueles sprays oxy para remover nódoas, que fazem bolinhas que penetram nas fibras e todas aquelas coisas giras que vemos na TV, mas o resultado nem sempre me deixava muito satisfeita… sábado lembrei-me: “bem, eles nos anúncios, anunciam sempre a brancura alva da roupa de outros tempos… afinal como se lavava a roupa noutros tempos?” e lembrei-me do belo do sabão azul e do sabão natural.


"O Sabão azul é conhecido por ser anti-alérgico, anti-séptico, tem um perfume suave, é fantástico na lavagem de roupa (nomeadamente para lavar roupa de pessoas alérgicas e de bebés ou nódoas muito difíceis), e de louça, mas pode também ser utilizado na higiene pessoal porque lava igualmente bem o corpo e o cabelo."

Por acaso tento tentado comprar sabão azul no hipermercado que costumo frequentar e tem estado esgotado, em alternativa trouxe para casa o sabão natural, molhei ligeiramente os colarinhos, passei com o sabão, escovei ligeiramente com uma escova de plástico (pode ser especifica para lavar roupa ou então daquelas pequenas de limpeza de unhas, também funcionam perfeitamente) e zumba, directo para a máquina.



Resultado??? Colarinhos impecáveis! Para mim acabaram-se as lixívias delicadas, o oxys e os afins, a partir de agora só sabão azul ou natural!

Vamos a contas?

Um detergente de pré-tratamento de roupa de Marca Branca custa á volta de 1,99€ (actualmente), os de Marca podem ir até aos 3,99€ ou mais duração, depende da quantidade de roupa lavada e da quantidade de aplicação, mas diria uns 2 a 3 meses, vou considerar 3 meses, por ano gastamos cerca de 7,96€ ou 15,96€.

Uma barra de sabão azul custa 0,58€, o sabão natural é um pouco mais caro e vai até aos 0,84€, contudo muito longe do preço dos tira-nódoas e de eficácia muito superior e a duração… nem consigo calcular, mas suponho que uma barra dure um ano ou perto disso, uma escova para a roupa custa á volta de 1,59€, sendo que a de unhas é 1,19€.

Assim o valor inicial será de (supondo que optamos pela escova mais cara) 2,17€! Sendo que nos anos seguinte apenas precisamos de contabilizar a barra de sabão.

Teremos uma poupança entre 5,79€ e 13,78 anuais (pouca coisa? Sim, mas é aos poucos que se vai amealhando, já diz o ditado: Grão a grão enche a galinha o papo).

Contei esta minha experiencia à minha mãe e ela respondeu-me: “sim, mas com os tira nódoas uma pessoa não tem que esfregar, não se perde tempo” é verdade, mas será que perder 2minutos, sim, não levei mais de dois minutos a fazer o tratamento dos colarinhos é significativo em relação á poupança que tenho? A meu ver não, não é significativa, especialmente pelo facto de os resultados serem muito melhores, além de ser mais ecológico, de não desperdiçar recursos em embalagens que nem sequer podem ser recicladas por conterem produtos irritantes (produtos que provocam ardência nos olhos, nariz e pele e até queimaduras) não acreditam? Confiram se a vossa embalagem contem este símbolo:

E que tal? Estão dispostos a experimentar?


* nota: Informação sobre sabão azul retirada da aldeiadareigada.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário