quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Caril de camarão

Não sei se posso chamar bem a esta receita caril... quer dizer é uma especie de caril, sabe a caril e tal, mas não leva o essencial para muita gente: picante! eu não gosto, nunca consegui gostar e não entendo qual é a graça de ficarde boca a arder e deixar de sentir o sabor da comida... mas ha quem goste por isso vou postar a receita original e acrescentar as minhas modificações :) Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,80€

- 30g azeite
- 1 cebola grande
- 5g coentros picados (sinceramente não pesei, pus os que achava suficiente)
-1/2 malageta verde (não usei como é obvio)
- 10g gengibre às rodelas (não usei, para quem não sabe o gengibretb tem assim um toque picante)
- 2 d. alho
- 1 c. chá comilhos (não usei)
- 1 c. chá caril em pó
- 1/2 colher de chá de sal (meti 1 pitada, mas no fim até estava insonso e acrescentei mais um pouco)
- 250g camarão (eu usei miolo de camarão congelado)
- 35g polpa tomate
- 200g leite coco

Preparação:

Numa panela à parte meta o arroz ao lume.
No copo coloque o azeite e programe 1m, temp. varoma, vel.1
Adicione a cebola, a malageta, os coentros, o gengibre, o alho e pique 10seg. vel.5, desça os residuos das paredes do copo com a ajuda da espátula.
Programe 4m, temp. varoma vel.2 sem o copo medidor e acrescente o caril.
Quando terminar o tempo adicione o camarão, a polpa de tomate, o leite de coco e programe 12m, temp.100º vel. colher inv. (como o meu camarão estava congelado foi preciso 20m para ficar bem cozinhado).
Retifique os temperos e sirva por cima do arroz.

*nota:
Sobrou-me algum molho, que vou congelar para o "desenrasque" de uma refeição, eu cá gosto tanto de arroz que não me importo come-lo mesmo só com o molho :)

Sem comentários:

Enviar um comentário