sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pasta Gratinada à Napolitana

Esta receita pareceu-me similar a esta daqui, que serviu perfeitamente de refeição. Mas a Pasta Gratinada à napolitana enquadra-se mais no campo das antipastas (ou seja das entradas) ou então dos acompanhamentos, pois como refeição fica a "saber" a pouco, falta-lhe a... "xicha". No entanto tem um sabor muito apurado a alho, quase que lembra os famosos paozinhos. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,38€

- 300g macarronete/penne
- 2 d. alho
- 3 c. sopa manteiga
- 3c. sopa farinha
- 500g leite
- 50g queijo ralado (usei o resto da pizza 4 estações)
- pão ralado
- sal, pimenta, oregãos, noz moscada a gosto

Preparação:

Numa panela á parte coloque a massa a cozer muito al dente.
Ou então coloque no copo1,5l de água, tempere com sal e deixe ferver 7m, temp. 100º vel. colher. Junte a massa e deixe cozer durante 9m á mesma temperatura e velocidade. Retire e reserve num pirex de ir ao forno.
Ligue o forno a 200ºC.
Com o copo limpo, coloque os alhos e pique 5seg. vel. 5, desça os resíduos do copo, coloque a borboleta, junte a manteiga e programe 3m, temp. 100º vel.1.
Adicione a farinha pelo bocal e cozinhe mais 1m à mesma temperatura e velocidade, adicione o leite e programe mais 6m, tempere a gosto com sal, pimenta e noz-moscada.
Polvilhe a massa abundantemente com oregãos cubra com o molho, polvilhe com pão ralado e leve ao forno durante cerca de 20m ou até ficar douradinho.

2 comentários:

  1. Podes sempre acompanhar com qualquer coisa mais leve: um franguinho ou uma carne de lombo grelhados.
    Já agora, à primeira vista, substituir o pão ralado por outra coisa (uma sementes de sésamo ou flocos de aveia triturados p.e.) também me parece uma boa ideia, o que dizes?

    ResponderEliminar
  2. olá Louíse, realmente o pão ralado pode ser substituido por outra coisa a gosto, como as sementes de sesamo ou os flocos de aveia ralados, ou ainda queijo ralado, por exemplo, é uma questão de gosto. Eu fiz a erceita original, mas faltou-lhe realemnte "algo", no fim-de-semana aproveitei para acrescentar umas salsichas que sobraram de uns carrochos quentes que fizemos (às vezes temos destes desejos menos saudáveis, eheh) e ficou mesmo muito bom, por isso também deve ser um optimo acompanhamento para outro tipo de carne, como substituto da massa somente cozida :)

    ResponderEliminar