terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pizza 4 Estações

Já estava á bastante tempo para fazer uma pizza, mas ainda não tinha tido oportunidade, uma vez que não tinha nem massa congelada nem tempo para fazer uma nova massa (devido ao tempo de levedação da massa), ou então não tinha comida alternativa para a Tis (sim acho que 17 meses são poucos para fazer uma refeição de pizza). Mas o B surpreendeu-nos com uma casa arrumadinha por isso fiz a massa num instante deixei a levedar, banho na pequena, voltei moldei a massa, recheie-a e forno com ela. Pessoalmente gostei mais da massa que já tinha feito anteriormente, esta até me soube melhor hoje (aquecida). Sei que as pizzas 4 estações vêm com os ingredientes separados, mas para a próxima junto, o sabor é totalmente diferente... Bom apetite!






Ingredientes:
Preço médio de custo: 4,88€ (deu para 2 pizzas médias ou 1 gigante :P)

massa:
- 400g farinha
- 11g fermento padeiro em pó
-200g água
- 40g azeite
- 1 c. chá açúcar (antes de terem a tentação de retirar o açúcar da receita, lembrem-se que é ele que corta o sabor a fermento da massa...)

Recheio:
- 200g queijo mozarella ralado
-100g cogumelos frescos
- 1 lata atum
- 100g tiras de fiambre
- 1/2 chouriço
- azeitonas pretas laminadas a gosto
- molho de tomate a gosto

Preparação:
Deite a água no copo, junte o fermento e programe 1m, temp. 3º, vel.2. Junte a farinha, o azeite, o açúcar e ligue 5m, vel. espiga. Retire para uma taça polvilhada com farinha, tape com um pano húmido e coloque num sitio quente e deixe levedar até dobrar o volume (eu deixei levedar no copo, mas agarra-se um pouco ás paredes do copo).
Arranje os cogumelos e lamine-os.
Retire a pele ao chouriço e corte-o as tiras ou rodelas.
Escorra o atum e desfaça-o com um garfo-
Ligue o forno a 180ºC.
Estenda a massa na forma desejada (eu fiz rectangular de modo a ocupar o tabuleiro do forno), com a ajuda do rolo da massa, barre com molho de tomate a gosto, espalhe os cogumelos sobre 1/4 da pizza, noutro quarto o chouriço e azeitonas, noutra o fiambre e na ultima o atum.
Polvilhe abundantemente com queijo ralado e oregãos e leve ao forno cerca de 40m, ou até ficar douradinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário