terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

empadão de peru

Como devem ter reparado tenho postado postado poucas receitas ao longo deste mês... a razão é simples: tenho muita comida pronta congelada e como preciso desesperadamente de descongelar o congelador por isso temos andado a comer... Restos! de vez em quando é um mal necessário.
Com a introdução dos legumes, este prato de peru rendeu muita "carne", para além do dia devemos ter comido mais umas 2 vezes aquecido e ainda havia uma quantidade razoável... eu já não podia ver o peru à frente, congelar não era opção e deitar fora muito menos... que fazer? triturar a carne, fazer puré de batata e voilá! um empadão. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 0,38€

- restos de carne/legumes/peixe
- 600g batata
- 280g leite
- sal, pimenta
- 1 noz manteiga
- 1 ovo

Preparação:
triture os restos no copo, se tiver carne pode adicionar bacon, chouriço e/ou queijo alguns segundos vel 5-6-7. Retire e reserve.
Coloque as batatas descascadas e cortadas às rodelas dentro do copo, adicione o sal, pimenta e o leite e programe 30m, temp. 90º vel.1. Quando terminar o tempo junte a manteiga e triture 30seg. vel. 3 (ou até a batata deixar de ter grumos).
Num pirex de ir ao forno untado de manteiga faça uma cama de puré, uma de carne e finalize com uma camada de puré. Bata um ovo, pique o puré e espalhe-o por cima da ultima camada uniformemente, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC a gratinar durante cerca de 30m.
Sirva acompanhado por uma salada de tomate.

2 comentários: