quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Doce de tangerina com canela

De vez em quando e felizmente tenho a sorte de receber uma frutinha 100% biológica. O mal desta fruta sazonal é que dá muito fruto num curto período de tempo e por mais que me esforce é difícil ás vezes não deixar estragar fruta. Porque sou totalmente contra o desperdício decidi aproveitar a fruta que já estava a ficar meio molinha para fazer doce. Desta vez saiu um doce de tangerina com canela e deixem-me que vos diga: que delicia! eu que nem apreciava muito doces, desde que os faço na bimby tenho começado a aprecia-los bastantes, sabem a fruta e não a corantes, ficam uma delicia. O meu próximo passo é tentar descobrir receitas de doce mais "light" em açúcar.

(foto fica para outro dia...)

Ingredientes:
Preço médio de custo: 0,89€ (não contando com o preço da fruta)

- 500g de tangerinas medidos sem casca ou caroços
- 1 limão
- 1 pau de canela
- 500g açúcar


Preparação:

Coloca-se a tangerina sem casca ou caroços no copo, junta-se o limão sem casca, caroços ou partes brancas (azeda o doce), o açucar e tritura-se 10seg. vel. 6.
Junta-se o pau de canela e programa-se 25m, temp. 100º vel. 1.
No final do tempo retira-se o copinho medidor, coloca-se o cetso de rede por cima e programa-se mais 15m, temp. varoma vel. 1 para engrossar o doce.
Deita-se para frasquinhos esterilizados, colocam-se as tampas e viram-se de pernas para o ar dentro de uma bacia de água para criar o vácuo.

2 comentários:

  1. Olá! Eu tabém faço compotas na bimby. Ficam óptimas. Costumo utilizar metade do açúcar, ou seja, para 500 gr fruta, utlizo só 250 gr de açúcar. Ficam igualmente boas e também podem conservar-se na mesma nos frasquinhos.

    ResponderEliminar
  2. olá catarina, obrigado pelo contributo! com metade do açucar nunca experimentei, tenho um pouco de receio que fiquem demasiado liquidas

    ResponderEliminar