quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Poupar está na moda - Queijo II

Não sei se já repararam mas a forma como compramos o queijo influencia no seu preço por quilo. Não me perguntem porquê, mas se formos consumidores atentos e olharmos para o preço por quilo e não o preço final do produto vemos como essas variações são escandalosas.


Vou fazer o comparativo numa marca de queijos bastante conhecida e que nos oferece todas as modalidades para compra do mesmo tipo de queijo: Flamingo.


Ora vejamos:

- Um queijo de barra é vendido a 6,27€/kg





- Um queijo de bola é vendido a 6,49€/kg





- Um quarto de bola é vendido a 8,54€/kg




- Meia Bola é vendido a 8,41€/kg



 - Fatiado embalado é vendido a 8,84€/kg




- Ralado é vendido a 9,93€/kg



Eu fazia (e ainda faço) muitos gratinados e fartava-me de comprar queijo fatiado já embalado de fábrica, até que comecei a ver a diferença de preços entre o queijo vendido em barra que é o que actualmente compro e onde uso o cortador de queijo e o queijo ralado, no caso desta marca a diferença é de 3,66€ por quilo!

Ora com a bimby ralar queijo é uma limpeza e trabalho é basicamente zero, basta colocar a quantidade desejada no copo e dar alguns toques no turbo até atingir o grau de ralação desejado.

Costumava comprar cerca de 3 pacotes de queijo ralado por mês (600g de queijo), o que dava um total de 4,47€ por mês ou seja 53,64€ por ano.

Ralado em casa fica-me a 3,76€, ou seja 45,12€ ao ano, equivale a uma poupança de 8,52€.

Claro que existem ainda queijos mais económicos e o valor em causa pode ser ainda maior, visto que a maioria desses queijos nem sequer apresenta a opção de ralado, levando-nos a adquirar produtos de marca.

Pode não parecer muito, mas tudo somado no final do ano faz muita diferença. Para provar isso mesmo resolvi fazer uma calculadora de poupanças, onde vou amealhando tudo o que poupo fazendo pequenas alterações nas opções de compra dos supermercados.


2 comentários:

  1. Super útil a informação..thaks!

    E eu até tenho fiambreira posso fatia-lo a vontade! A validade de uma barra é grande?

    Para ralar não tenho bimby (ainda penso eu) mas tenho uma picadora!

    ResponderEliminar
  2. Ad uma barra de queijo costuma-me demorar cerca de mês e meio/2 meses, depende do uso que lhe for dando, se for só consumido para comer com o pão dura muito, se for para ir ralando ao mesmo tempo, dura menos.
    O que costumo fazer quando chego a casa é cortá-la ao meio embrulhar as partes em papel aderente e congelar metade.
    Fico com metade a uso e sempre que está em repouso está envolta em papel aderente (impede que o queijo seque), eu não tenho fiambreira, achei-as muito carotas, corto o queijo com o cortador de queijos que ja falei num post anterior.
    Tenta picar no 1, 2, 3 ou numa picadora se tiveres, pode ser que também dê resultado.
    beijinhos e boas poupanças!

    ResponderEliminar