terça-feira, 17 de janeiro de 2012

bacalhau dourado no forno

Mais uma das mil e quinhentas formas de cozinhar bacalhau. gostei muito das azeitonas misturadas no meio da travessa, mas a cenoura e a cebolas assim cruas lá pelo meio não me convenceram totalmente, mesmo indo não forno não cozinharam, por isso não sei se não ficaria melhor refogado ligeiramente antes de se adicionar á travessa. Mas é uma receita bastante agradável. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 4,95€

- 2 postas médias de bacalhau demolhado
- 5 batatas médias
- 2 cenouras
- 2 cebolas
- 60g azeitona preta ás rodelas
- 3 ovos
- 30g azeite
- 500g leite
- 45g farinha
- pão ralado qd.
- Nos-moscada
- sal, pimenta

Preparação:

Deite 500g de água para o copo,, na varoma coloque as postas de bacalhau demolhado e os ovos lavados, na travessa da varoma coloque as batatas descascadas e cortadas ás rodelas. Encaixe no copo e programe 30m, temp. varoma vel. 3.
Terminado o tempo arrefeça os ovos em água fria, deixe amornar o bacalhau, retire-lhe as espinhas e as peles e lasque-o grosseiramente.
Rejeite a água, no copo coloque as cebolas e as cenouras e pique 10seg. vel.5. adicione o azeite e refogue 5m, temp. 100º vel. 1. retire e reserve.
Deite o leite e a farinha para o copo, tempere com sal, pimenta e nos moscada e programe 10m, temp. 100º vel. 4.
Num pirex de ir ao forno disponha uma camada de batata, uma camada com o bacalhau, uma camada de ovo cozido ás rodelas, uma camada com as azeitonas, uma camada com a cenoura e finalize com outra camada de batata, regue uniformemente a travessa com o molho branco, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário