segunda-feira, 18 de julho de 2011

Poupar está na moda - aproveitar pão

Esta rubrica tem andado bastante parada, por manifesta falta de tempo e confesso que também por um pouco falta de vontade.
Certamente que já ouviram que as grandes coisas estão nos pequenos detalhes. Ora nada se aplica tão bem na rubrica da poupança. está nos pequenos aproveitamentos as grandes poupanças, o que quero dizer é que poupando aqui e ali se pode fazer pequenas fortunas.

Desta vez trago um dos muitos aproveitamentos que faço lá por casa: Pão duro.
O pão está entre os produtos mais básicos e fundamentais do nosso dia-a-dia, mas muitas vezes acaba por me sobrar uma ou outra fatia de pão que enrije-se (ou então deixo-as secar propositadamente).
Regra geral congelo o pão que não é consumido no máximo em 3 dias (então nos dias quentes o pão em saco de plástico tende facilmente a ganhar bolor), congelo e vou descongelando á medida que necessito no microondas com 1 copo de água para não secar.
Mas guardo os restinhos de pão e até tostas e bolachas de água e sal neste saco de pano (o pão dura imenso tempo sem ganhar bolor nem nada do estilo).


Quando já tenho uma boa porção de pão ralo-o na bimby, primeiro colocando o pão e dando uns toques no turbo e depois deixo cerca de 1m na velocidade 10. Fica raladinho igual ao de compra e não me custa 0,50€, apenas aproveito o que não é consumido e em vez de ir pro lixo vai para outras refeições. guardo-o num frasco de vidro (aproveitamento de embalagens), uso o pão ralado na confecção de panados, em gratinados e para a montagem de almôndegas e comidas similares.
Algumas vezes junto ervas aromáticas como oregãos, ervas provence, salsa, coentros etc. e ralo-os juntamente com o pão para outros paladares.

A minha poupança em aproveitar pão duro? talvez 1,5€ num ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário