quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Poupar - açucar

Há uns meses atrás, pela altura do Natal (certamente que se deverão lembrar), andava tudo em pânico que o açúcar ia acabar... a procura disparou e os preços também e lá pelo alto se ficaram desde então.
Falou-se em começar a cobrar os pacotes de açúcar nos cafés, ideia que eu achei simplesmente ridícula, uma vez que são os próprios cafés que estipulam o preço do café, onde vem incluído o açúcar e até porque muito dos pacotes são oferta das próprias marcas de café.
Os preços variam mesmo muito, na minha zona posso tomar um café num quiosque de pé por 0,45€ ou então posso optar por ir para a esplanada da moda e pagar 1,50€, seria rídiculo na hora de pedir o café me perguntarem se era com açúcar, que em caso afirmativo seria mais 0,10€. Ridículo não é?

Tenho já há bastantes anos uma mania estranha, mas que no fundo acaba por representar uma pequena poupança.
Eu só costumo usar 1/2 pacote de açúcar quando tomo café fora de casa. Antigamente deixava a outra metade do açúcar dentro do pacote em cima do pires, o que acabava por ir parar directamente no lixo!
Um dia lembrei-me de enrolar o pacote e leva-lo para casa.
Hoje em dia já não penso é algo que faço automaticamente.

Muitas vezes uso o meio pacote do dia anterior e guardo o pacote inteiro. Ora supondo que tomo 1 café por dia fora de casa, significa que guardo 183 pacotes de açúcar. Se pensarmos que eles tem à volta de 6g cada um, quer dizer que num ano poupei mais de 1 kilo de açúcar (ou melhor não o desperdicei).
A poupança claro não é significativa, está neste momento nos 0,89€, mas é alguma coisa.

1 comentário:

  1. Claro que já é alguma coisa e seria um desperdício deixá-lo largado...Uma optima dica,

    beijinhos!

    ResponderEliminar