quarta-feira, 10 de Outubro de 2012

Pasteis de massa tenra

Há uns tempos comentava com a minha avó que nunca conseguia fazer os pasteis de massa tenra como ela, a massa ficava sempre mais pesada, ao que ela me esclareceu que costumava sempre adicionar à massa um pouco de fécula de batata ou farinha de milho (isto quem sabe sabe). Numa das minhas aventuras pelo desconhecido do meu congelador (vou guardando tanta coisa que ás vezes não me entendo la dentro), encontrei o meu tupperware com os restos de carnes que tenho guardado de outras refeições e resolvi experimentar, juntando os restos da "carne guisada com molho de soja". O resultado foi muito similar ao que esperava, agora só resta acertar o recheio da carne. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,06€ (sem contabilizar com os restos de carne)

- 350g Restos de carne (frango, porco, vaca)
- 1/4 chouriço
- 350g leite
- 35g farinha
- 30g margarina

Massa:
- 310g farinha
- 80g farinha de milho
- 20g azeite
- 80g banha
- 200g de água
- sal e pimenta a gosto

Preparação:

Começe por fazer a massa:
Coloque no copo a banha e o azeite, junte a água, o sal, e as farinhas e ligue 30seg. vel. 6 (eu necessitei acrescentar um pouco mais de farinha, pois a minha massa ficou muito elástica, mas é melhor experimentar sempre com menos).
Retire a massa do copo, cubra com papel aderente e leve ao frigorifico.

Entretanto coloque no copo as carnes cortadas aos pedaços e o chouriço e triture 30seg. vel. 5-7-10. Retire e reserve.
Faça o bechamel deitando o leite, a farinha e a margarina e programando7m, temp. 100 vel.4. tempere a gosto.
Adicione lentamente ás carne até obter uma pasta homogénia a gosto. deixe arrefecer.
Estenda a massa numa bancada polvilhada, faça rodelas na massa com a ajuda de um copo, coloque o recheio no meio e dobre em forma de rissol.
Repita até acabar os ingredientes, depois leve a fritar em óleo quente. Pode também optar por congelar alguns pasteis, podendo fritá-los sem descongelar.

1 comentário:

  1. Para ter êxito na textura da massa devera acrescentar uma colher de cha de vinagre, fica finíssima e levemente estaladiça. Tem que repousar 2 horas no frio envolta no filme como menciona na sua receita,O vinagre e fundamental.Boa sorte!

    ResponderEliminar