quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Perna de peru com batatinhas assadas

O pão regressou ao activo! poderia dizer que as ferias me trouxeram uma energia reforçada e muitas ideias culinárias, mas a verdade é que ainda estou com a preguicite aguda das férias.
Até cozinhei bastante nas férias, mas aproveitei para repetir receitas já colocadas no blog, isto porque quem vai de ferias com os tostões contados não pode descurar o menu mensal e foi bem mais simples escolher receitinhas baratas, rápidas e praticas de se preparar.
Sim eu costumo levar a bimby comigo de férias, dá-me outro consolo, desta vez planeei as coisas de modo a não ser necessário usar a varoma e a borboleta.
Esta receita já foi feita no regresso a casa. A carne fica bastante saborosa com a marinada de um dia para o outro, tenrinha e com um sabor citrado e batatinha assada é sempre bom para variar da massa e do arroz, fora o facto de se ter de marinar a perna de um dia para o outro é uma receita que não dá trabalho nenhum, é só juntar a gordura e ir ao forno por 1h, só la vou virar a perna sensivelmente a meio do tempo. bom apetite!





Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,54€

- 1 perna de peru com cerca de 900g (peçam para fazer uns cortes no talho para assar)
- 2 limões
- sal, pimenta
- 40g azeite
- 2 c. sopa de banha
- 1 c. sobremesa de pimentão doce
- batatinhas para assar (cerca de 3 ou 4 batatas por pessoa)

Preparação:

Na véspera coloque a perna de peru num pirex de ir ao forno e tempere-a com  sal e pimenta. Regue a perna com sumo de 1 limão e coloque o outro limão cortado ás rodelas sobre a perna do peru. Envolva em película aderente e leve ao frio.
No dia coloque o azeite, a banha e o pimentão no copo, tempere com sal e pimenta e programe 1m, temp. 100, vel.4.
Junte à perna de peru (com a marinada), as batatinhas lavadas (eu fiz alguns golpes para cozerem melhor) e reguem-nos com a gordura.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 1h. Regue de vez em quando a perna e as batatas com o molho e sensivelmente a meio do tempo volte a perna ao contrario para cozinhar uniformemente.

1 comentário: