sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bimby vs cozinha tradicional

(Imagem retirada da net aqui)

Vou responder ao comentário que a Lilla me enviou aqui mesmo no blog, uma vez que achei a sua questão bastante interessante.
Realmente tudo o que se faz na bimby pode-se fazer de forma tradicional, a bimby no fundo não passa de uma panela com alguns acessórios que compre a função de balança, trituradora, liquificadora, batedeira e cozinha a vapor.

Dito isso passa a explicar que a varoma (na imagem é a "panela" oval em cima da bimby) serve para cozinhar ao vapor, pode-se substituir a varoma por exemplo na cozedura de legumes/peixe em água ou mesmo ao vapor na panela se se tiver o adaptador, a carne passa a ser cozinhada num estufado.

A borboleta (na imagem é o 1º objecto ao lado da bimby na direita da imagem) desempenha essencialmente a função a vara de arames, ou seja é usada para bater claras, chantilly e até algumas massas... Quando é usada em pratos com carne desfiada ou arroz de peixe ou similares é uma ajuda extra para a comida não "colar ao tacho" ou para cozinhar por igual ou até mesmo para não se desfazer, uma vez que a bimby no seu interior tem sempre as laminas a circular (a borboleta encaixa sobre as laminas). Nesse caso na cozinha tradicional apenas significa que se tem de mexer a comida com a colher de pau!
Enquanto que o cesto (é o 3º Objecto ao lado da bimby na direita da imagem) serve por exemplo para cozinhar arroz, ovos, batatas cozidas, castanhas... basicamente coze somente na água, sem que os alimentos tenham contacto com as laminas do copo, não se desfazendo (imaginam ovos a serem girados por um par de laminas haveria de ser bonito não é verdade?).

Para quem não possui a bimby compreendo que se torne complicado perceber uma vez que não se sabe de antemão as funções dos acessórios da bimby, mas espero que agora esteja tudo esclarecido, mais alguma questão é só colocar que se eu souber responder não hesitarei.

1 comentário:

  1. Obrigada pela explicação! Agora será mais fácil perceber as receitas! :)
    Também eu já andei de olho na bimby, mas é tão cara... E depois também me dá pena arrumar os meus tachos, visto que eles estão praticamente novos, embora cozinhe todos os dias.

    Mais uma vez obrigada! ;)

    Bjinho
    Lilla

    ResponderEliminar