quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bolo de Chocolate com drageias de chocolate

2013 continua a não ser definitivamente o meu ano, tenho tido uma sequência de acontecimentos menos felizes que não me deixam muito motivada para as pequenas coisas que costumava tanto apreciar, por isso vou continuando a actualizar o blogue nos meus dias sim e deixar os outros dias em branco. 
Esta receitinha vinha numa das revistas bimby e eu achei que seria uma boa alternativas aos bolos que tenho vindo a fazer para os anos da Tis. Acho muito engraçado e divertido para crianças (fiz pequenas alterações na decoração), e claro está é um bom bolo de chocolate (apesar de não ser um brigadeiro :). Pela foto não será  difícil adivinhar qual foi o tema da festa este ano. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 5,73€

- 150g manteiga à temp. ambiente
- 250g açúcar
- 125g natas
- 4 ovos
- 150g farinha tipo 55
- 50g cacau
- 1 c. chá de fermento p/ bolos
- 1 pitada de sal
- 2 gotas de essência de baunilha

Cobertura:

- 200g açúcar
- 100g chocolate p/ culinária
- 2 c. sopa de leite
- 250g manteiga à temperatura ambiente
- 520g drageias de chocolate


Preparação do Bolo:

Pré-aqueça O forno a 180°C.
Coloque no copo a manteiga,o açúcar, as natas e os ovos e bata 2 min,vel 6.
Adicione a farinha, o cacau, o fermento, o sal e a baunilha e envolva 5 seg/vel 3. Divida a massa por duas formas de fundo removível( eu fiz numa unica forma e depois cortei o bolo ao meio) e leve ao forno a
180°C cerca de 25 min, verificando a cozedura com a ajuda de um palito. Retire e deixe arrefecer.


Preparação do recheio e cobertura

No copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 15 seg,vel 9. Retire e reserve.
Coloque no copo o chocolate e rale 10 seg, vel 9. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo e programe 8 min, temp.50º, vel. 1.
Adicione o leite e envolva 5 seg,vel 2. Retire e reserve.
Coloque no copo o açucar reservado, a manteiga e bata 3 min, vel 3. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo e bata mais 2 min,vel 3.
Programe 1 min, vel 2 e vá adicionando pelo bocal da tampa o chocolate reservado.
Coloque cerca de metade de recheio numa da faces do bolo e coloque a outra metade por cima. envolva todo o bolo com a cobertura e  decore com as drageias de chocolate.

Sem comentários:

Enviar um comentário