sexta-feira, 18 de junho de 2010

bolo chocolate de claras

Já devem ter reparado que o "rombo" económico do supermercado lá em casa são as sobremesas... regra geral são duas vezes mais caras que os pratos principais. Bem Hoje vou ter mais uma vez companhia para jantar, (eu cá adoro jantaradas) e ainda tinha as 6 claras que me sobraram do tiramisu no frigorifico à espera de um destino, lembrei-me de as aproveitar para fazer um bolo de claras, mas optei por acrescentar um pouco mais de doce na coisa e fiz um bolo de chocolate de claras, muito económico e nada mau por sinal ;) Bom apetite!




Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,75€

- 120 g chocolate culinária
- 120 g manteiga
- 100g de nozes
- 300g de açúcar
- 150g farinha
- 6 claras
- 1 pitada de sal


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e farinha.

Coloque as nozes no copo e dê 2 ou 3 toques no turbo leve, de modo a que fiquem rusticamente picadas. Retire e Reserve.

Coloque a Borboleta nas laminas e bata as claras em castelo com uma pitada de sal durante 6m, vel.3. Retire e Reserve.

Retire a Borboleta, coloque no copo (sem lavar) a manteiga com o açucar e programe 5m, temp.50º, vel.4 . Entretanto parte o chocolate aos quadrados, quando terminar o tempo coloque-os sobre o creme de manteiga e deixe amolecer e programe 15seg. vel.6. Junte as nozes e deixe arrefecer.
Volte a colocar a borboleta e programe vel.3, vá deitando as claras em castelo e a farinha alternadamente,até estar tudo bem envolvido. Coloque a massa na forma e leva ao forno vá verificando a cozedura, ao fazer o teste do palito, este não deve sair completamente limpo, deverá ter um pouco de farelo de bolo, mas não muito húmido.

Sem comentários:

Enviar um comentário