segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bouchées de atum

Quando a comidinha nos começa a parecer sempre igual, gosto de variar fazendo algo que fica no meio termo entre as entradas e os pratos principais leves. Refeições que levem atum são sempre uma óptima opção. Costumo sempre ter umas placas de massa folhada congeladas só para o caso e desta vez saíram estes Bouchées, que são muito bons, a receitinha original vinha na teleculinária, se não estou em erro, adaptei-a ligeiramente com as coisas que tinha (ou não em casa). Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,70€

- 2 latas atum
- 400g massa folhada (usei 1 placa de massa fresca)
- 250g leite
- 30g manteiga
- 30g farinha
- água

Preparação:

Faça o molho branco: deite os 250g de leite no copo, junte a manteiga e a farinha e programe 4m, temp. 100º vel 3,5.
Escorra o atum, desfaça-o ligeiramente com o garfo e junte ao copo, adicionando salsa picada  (não tinha por isso não usei, mas deve ficar muito bem)e temperando a gosto com sal e pimenta, envolva ligando alguns segundos na vel. 4.
Ligue o forno a 200ºC.
Estenda a massa folhada até ficar com 0,5cm de espessura e corte-a em circulos (apenas cortei em circulos com a ajuda de um copo pequeno). Disponha num tabuleiro forrado a papel vegetal e pincele com a água e leve ao forno até ficarem douradinhas.
Deixe arrefecer um pouco, corte as rodelas ao meio e recheei com a mistura do atum. Sirva acompanhado de arroz, salada ou como aperitivo simplesmente.

1 comentário: