sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Poupar está na Moda - Papel de cozinha

Tenho tido bastante preguiça para escreve nesta rubrica, apesar de todos os dias arranjar novas formas de poupar ou contornar os aumentos de preço.
Hoje resolver dar um pontapé no traseiro à preguiça e vos contar o que tenho feito para poupar uns trocos no que diz respeito ao papel de cozinha.

Devem estar a pensar que são valores irrisórios, ora 4 rolos de cozinha dos mais baratinhos possível custam à volta de 1,09€, 1,29 se optarmos pelos compactos.
ora mas se comprarmos um pacote destes todos os meses fica-mos à volta de 13,08€ ou 15,48€ por ano e eu este ano só devo pagar à volta de 1,99€, como? é o que vos vou contar a seguir por passos.

Passo nº 1 - Aproveitei uma promoção de uma marca, em que comprava 1 pacote com 2 rolos compactos e oferciam a 2º, logo ficava com um total de 4 rolos por 1,99€, é mais caro que o de marca branca? sim é, um pacote destes de marca branca ficava por 1,29, mas só teria 2 rolos e não 4, logo ai poupança nº 1 no valor de 0,59€.

Passo nº 2 - Deixei de limpar coisas que entornam ou afins com papel absorvente de cozinha, passei sempre a usar um pano absorvente daqueles tradicionais  amarelos, que por norma tenho sempre em casa para as limpezas e aposto que toda a gente tem, logo não acrescentei valor nenhum à minha poupança, penas uso o que já tenho para não gastar noutro lado.

Passo nº 3 - Aproveito os papeis pardos onde vem o pão como absorventes para os fritos. São de borla e são reaproveitados em vez de irem parar ao lixo.
Não é que se faça muitos fritos lá por casa, mas volta a meia faço a vontade ao B e saem umas batatinhas, em vez de as colocar em papel absorvente para escorrer o óleo, uso o papel pardo, o efeito é o mesmo e a poupança é enorme.
Depois de consumido o pão, guardo os saquinhos onde ele vem numa caixinha, se trouxerem janelas de plastico, retiro-a e meto-a na reciclagem e guardo apenas o papel, quando preciso de algum é só lá ir ao meu "stock".

Com este 3 passos, posso dizer que ainda tenho 2,5 rolos estando agora a meio de Agosto.
Para que uso o papel absorvente então?

Para muito pouco, ás vezes para enrolar sandes, para limpar coisas que não dá para usar o pano absorvente (que tenham caído no chão ou em limpezas relacionadas com o cão).  A minha poupança anula com estes 3 simples passos? estimada em 13,49€.

2 comentários:

  1. É isso mesmo, só boas ideias, quer para poupar €€, quer para ajudar o Ambiente :-)

    Eu uso fundamentalmente os panos em lugar do rolo, mas uso esporadicamente (comprei já nem sei há quanto tempo uns do Jumbo, que são bem mais absorventes que os restantes, para o preço -não me recordo quanto foi, mas vi que compensava).
    O meu cunhado, que faz alguns fritos, para que os espirros do óleo não sujem tudo à volta (e às x o chão), usa jornais velhos ou folhetos de supermercados para forrar a bacada à beira do fogão.
    Na mesa das refeições, já optei por uma toalha plástica, já há delas com padrões bem giros. Poupo nas lavagens (e não há cá stresses com nódoas difíceis, simplesmente saem), e quando há derrames, aproveito os guardanapos usados para a sujeira grande, e só depois vem ou o pano, ou lá está, o papel absorvente com o lava tudo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha. Também conheço pessoas que usam panos em vez de papel. Neste caso é para quem ainda não tenha uns paninhos mais velhotes que possa dispensar para o efeito :)

    ResponderEliminar