quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pão de ló de Soure

Espero que tenham tido uma Páscoa bem docinha, a minha pela primeira vez que me lembro foi passada em casa. Tinha a ideia de fazer um folar, mas a minha mãe disse que o pão-de-ló era mais tradicional e como eu não tive oportunidade de fazer ambos optei então pelo pão-de-ló. Esta receita de todas é a minha preferida e apesar do meu ter cozido um pouco demais (tive alguma dificuldade em descobrir a temperatura ideal de cozedura) de sabor estava mesmo excelente. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,29€

- 6 gemas;
- 2 ovos inteiros;
- 200 g de açúcar;
- 100 g de farinha

Preparação:

Mistura- se as gemas,os ovos inteiros e o açúcar durante 30 minutos (sim são mesmo 30 minutos, de modo aos ovos ficarem cremosos)Vel. 4.
Junta-se ao creme de ovos, a farinha 30seg. vel.6
 Deita-se a massa numa forma sem buraco, forrada de papel vegetal.
Vai ao forno pré-aquecido a 230º Durante 6m, passado 6m desce-se para os 140º mais 6m, passado esse tempo desliga-se o forno e deixa-se a repousar 2m. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer antes de desemformar.
O bolo deve ficar húmido, por isso o teste do palito aqui não resulta. O bolo vai descer quando arrefecer é normal. Se começar a ficar muito queimado por cima colocar uma folha de papel de aluminio por cima do bolo.

4 comentários:

  1. Parece fantástico, mas tenho uma dúvida...Quantos ovos inteiros leva?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Carla Moura obrigado pelo reparo, não tinha dado conta que não tinha aparecido o nº de ovos inteiros, são 2, já corrigi o post.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, já está na minha lista para experimentar :D

    ResponderEliminar